CERRO BRANCO INAUGURA AGROINDÚSTRIA DE ORIGEM VEGETAL PEDACINHO DO CÉU

Administração - Quarta-feira, 01 de Junho de 2022


CERRO BRANCO INAUGURA AGROINDÚSTRIA DE ORIGEM VEGETAL  PEDACINHO DO CÉU

No último sábado, dia 28 de maio, na propriedade da família da Reviane e do Ivan Machado, situada na localidade de Rodeio do Herval, interior do município de Cerro Branco, ocorreu a inauguração da Agroindústria Familiar de origem Vegetal “Pedacinho do Céu”,

A família foi beneficiada com a agroindústria através de recurso oriundo da Consulta Popular de 2019/2020, no valor de 57.142,50. Recurso este, que foi destinado a família, por a mesma, já vir, desde 2014, fabricando produtos farináceos, os quais já realizava a venda para moradores da cidade, uma vez na semana, sempre demostrando interesse e vontade em investir mais nesta atividade e poder divulgar seus produtos em mais locais. Através deste interesse da produtora, e da mesma já participar a tempo de programas e reuniões realizadas pela EMATER/ASCAR deste município, buscou-se ofertar a oportunidade para a produtora, que sem delongas, aceitou a proposta. Assim, se deu início ao processo de execução da agroindústria, preenchimento dos formulários e encaminhamento de documentos, para que portanto, no ano de 2021, após aprovação e cadastramento no Programa Estadual de Agroindústrias (PEAF), a agroindústria começasse a ganhar forma. Em abril do mesmo ano, se deu início a construção do prédio, se concretizando ali, um sonho da produtora Reviane juntamente com sua família, e mais uma conquista para o município.

“Um sonho sonhado junto, se torna realidade”, essa foi a frase que fez com que Reviane tenha se tornado hoje, proprietária de uma Agroindústria familiar de origem vegetal, pois o apoio de sua família, EMATER e prefeitura, foi indispensável para que tudo viesse à tona. A proprietária, é atualmente agricultora e Conselheira Tutelar do município, e faz pães, cucas e bolachas a mais de 5 anos, se dedicando na confecção de delícias que são vendidas para os munícipes, ela ainda afirma, que gosta do que faz, e que as vendas lhe possibilitaram desfrutar de muitas novas amizades. As futuras metas da família, após o alvará de funcionamento, é a participação nos editais do Programa Nacional de Merenda Escolar (PNAE) e no PAA, Programa de aquisição de Alimentos, podendo vender seus produtos para municípios vizinhos. Porém, a meta de agora, é a aquisição do Selo Sabor Gaúcho. Este é o selo de marca de certificação “Sabor Gaúcho”, de produtos provenientes de estabelecimentos de produção artesanal. É por meio dele que os produtos serão identificados nos supermercados, feiras e pontos de vendas, como sinônimo de produtos oriundos de agroindústrias familiares rurais produzidos artesanalmente, com desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda no campo e preservação do meio ambiente.

A inauguração que ocorreu dia 28 de maio, foi mais um marco comemorado dentro do mês de aniversário no município, e deixou registrado a abertura de mais um empreendimento na cidade. O evento contou com a participação do prefeito municipal Edson Lawall, Presidente da Câmara Municipal de vereadores Charles Petermann, Secretário de Agricultura Paulo Unfer, e de Desporto e Turismo Scheila Mara Fritz, EMATER Extensionista Rural Cristina Renner Karsburg e chefe de escritório Hanei Verner Bredow, assim como os vereadores Nelson Bordignon e Flávio Fardin, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar Augusto Priebe e demais amigos e familiares. A família agradece a todos que contemplaram este dia tão importante, e a todos que apoiaram e confiaram a ela este desafio, oportunizando uma nova conquista.

Prefeitura Municipal


Cerro Branco