Prefeito recebe equipe do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí para fiscalização de agroindústrias

Administração - Quarta-feira, 24 de Maio de 2023


Prefeito recebe equipe do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí para fiscalização de agroindústrias

FISCALIZAÇÃO DE AGROINDÚSTRIAS | O prefeito Edson Lawall recebeu em seu gabinete a equipe do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, na presença de Simeão Silveira, coordenador de serviços de inspeção e veterinário de Sobradinho, e Marcelo Cunha, coordenador substituto e veterinário de Caçapava do Sul. 

 

O objetivo do encontro é tratar sobre a fiscalização de pequenas agroindústrias de produtos de origem animal no município, após a publicação de Instrução Normativa 09/2023 no Diário Oficial do Estado no último dia 11, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). 

 

O documento estabelece requisitos para estrutura física, dependências e equipamentos de estabelecimentos agroindustriais registrados na Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria (Dipoa/Seapi). A normativa trata de aspectos como limites para enquadramento, preparo da matéria-prima, acabamento do produto, entre outros. 

 

Fizeram-se presentes também na reunião, o veterinário da secretaria de Agricultura Gaincarlo Santini, e o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cerro Branco, Hanei Bredow. 

 

Saiba mais 

 

O Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí compõe a Câmara Setorial da Agricultura e Pecuária, com sede em Sobradinho, e conta com a participação dos secretários municipais da Agricultura e representantes dos municípios de Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Jacuizinho, Ibarama, Estrela Velha, Novo Cabrais, Tunas e Sobradinho. 

 

Em Cerro Branco 

 

Conforme o prefeito Edson Lawall, há produtores rurais interessados em abrir agroindústrias de produtos de origem animal nos segmentos de queijo e mel no município. 

 

Estes empreendedores receberam recursos para fomento destinados pelo governo do Estado do RS através de consulta popular. O prefeito compareceu na sede da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), em Porto Alegre, visando agilizar a liberação destes recursos.

 

Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

Prefeitura Municipal


Cerro Branco