Obras - Terça-feira, 11 de Abril de 2023

Prefeitura inicia revitalização da Avenida Doze de Maio

Ao longo dos 750 metros de extensão da via central, 329 metros não pavimentados estão em obras há cerca de um mês. Investimento inicial é de R$ 918.327,73, com recursos do governo do Estado, mais contrapartida de R$ 50 mil do município

Prefeitura inicia revitalização da Avenida Doze de Maio

UMA NOVA AVENIDA | A tão esperada obra de pavimentação na Avenida Doze de Maio, principal via central de Cerro Branco, nunca esteve tão perto de se concretizar. Ao longo dos 750 metros de extensão da via, 329 metros não pavimentados estão em obras há cerca de um mês.

Segundo o prefeito Edson Lawall, a gestão está trabalhando ativamente no projeto de recuperação da via. Está previsto um investimento inicial de R$ 918.327,73 com fornecimento de material e mão de obra, sendo R$ 800 mil em recursos do governo do Estado, através do Programa Pavimenta, mais contrapartida do município.

Foram investidos R$ 42 mil dos cofres públicos em tubulações (tubos de concreto), máquinas da Secretaria de Obras e uma máquina locada. O total do investimento ultrapassa R$ 50 mil.

A empresa vencedora do processo licitatório é a Schulz Indústria de Artefatos de Cimento Eireli, de Venâncio Aires (RS), sob responsabilidade do engenheiro civil Lucas Guilherme Kohler. A equipe está há uma semana conduzindo os trabalhos no local, com apoio e supervisão do engenheiro civil do município, Mateus Costa.

O prefeito Edson Lawall e o secretário de Obras, Charles Petermann, acompanham as obras de canalização nas imediações da Prainha. Foto: Gabriel  Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Desdobramento

Em março, o prefeito participou de uma sessão na Câmara de Vereadores, onde recebeu oficialmente a reivindicação de celeridade na obra por parte dos moradores da localidade.

"Não estamos omissos, nem de braços cruzados quanto à essa demanda. O projeto de pavimentação da via teve um entrave gerado pela abundância de água subterrânea que precisou ser drenada do solo para secar a pista de rolamento. Dessa forma, conseguimos fazer uma compactação resistente que não vai sofrer possíveis danos futuros. Este é um trabalho que necessita da qualidade que estamos desempenhando e tempo para ser feito", frisa.

Ainda no fim do último mês, o administrador da empresa licitada, Vanderlei Luis de Macedo, compareceu no município para acertar detalhes do projeto de pavimentação do trecho com o secretário de Obras, Charles Petermann. Na ocasião, o prefeito estava cumprindo agenda na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Parte técnica

Inicialmente, os 150 tubos de concreto – medindo 80 centímetros de diâmetro cada –, foram depositados no entorno do Balneário Tia Zina (Prainha) para fazer a canalização em toda a extensão da avenida.

O calçamento em paralelepípedo foi arrancado em meados de dezembro último devido aos buracos e desníveis existentes na via, visando a aplicação de uma nova cobertura. Nesta etapa, o projeto prevê a retirada de água existente no subsolo através de um sistema de drenagem, a fim de secar a base para a pista de rolamento e evitar danos posteriores no calçamento.

"Pelo fato do solo ser tão irregular devido ao excesso de água presente no subsolo, tivemos que alterar o andamento da obra. A atual situação da avenida reflete um momento difícil, mas a nossa maior preocupação é entregar uma bela avenida à população e que vai ser motivo de orgulho para todos nós. Toda obra tem imprevistos, mas, o que interessa, é o resultado que ela vai dar", enfatiza Lawall.

Para driblar o excesso de umidade do solo, conforme explica Macedo, este serviço de drenagem baseia-se em um tubo dreno em PEAD (perfurado) envolto em uma espécie de sistema de manta geotêxtil (bidim) na lateral da via, que irá despejar a água na rede de esgoto pluvial até o local destinado.

“A água entra e sai por um tubo corrugado e perfurado que se conecta na rede de drenagem e joga ela. Como o solo é instável, precisamos secar a base para evitar ondulações na pista, e aí fazer uma preparação com pedra rachão para que ela comporte a circulação de veículos", explica ele.

Tubos de concreto, medindo 80 centímetros de diâmetro cada, serão utilizados em toda a extensão da avenida. Fotos: Gabriel  Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Saiba mais

O trecho em recuperação pertence ao município, mas a partir do asfalto (depois do cruzamento com a Rua Leopoldo Radtke, na altura do Cemitério Betel) é denominada RS-481, pertencente ao Estado do Rio Grande do Sul.

Em vídeo, o prefeito Edson Lawall anuncia o projeto de revitalização da Avenida Doze de Maio, no Centro de Cerro Branco. Clique para assistir.

Texto e fotos: Gabriel Rodrigues