.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Administração - Sexta-feira, 19 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Lago Municipal recebe doação de carpas

Ação visa a limpeza e manutenção do lago, nos fundos da Prefeitura. Produtores rurais do município foram contemplados com 5 mil unidades de alevinos; veja vídeo


Lago Municipal recebe doação de carpas

O projeto do Lago Municipal, nos fundos do centro administrativo da Prefeitura Municipal de Cerro Branco, deu um passo a mais com a soltura de filhotes de peixes de espécie carpa-capim.

 

Durante a entrega de 5 mil unidades a produtores rurais locais inscritos Programa de Repasse de Alevinos, a Prefeitura foi beneficiada com um cardume de cortesia, na última quinta-feira (11).

 

Fizeram parte do momento, os secretários de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (SMAPMA) Paulo Vilnei Trindade Unfer, e de Desporto, Turismo e Cultura (SMDTC), Scheila Fritz. Na ocasião, o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cerro Branco, Hanei Bredow, prestou instruções técnicas de soltura e conservação das espécies aos agricultores, servidores municipais e liderança política. 

 

Acompanharam o ato, o veterinário Giancarlo Santini, o engenheiro ambiental, Carlos Roberto dos Santos, o auxiliar administrativo da Agricultura, Maico Silva de Paiva, e o presidente do PP de Novo Cabrais, Valério Enzo Lawall.

Ato de entrega dos peixes no Lago Municipal contou com a presença de secretários, chefe da Emater/RS-Ascar de Cerro Branco, servidores municipais e liderança política. Fotos: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Curiosidade

 

Consumidora voraz de plantas, a carpa-capim é hábil na limpeza de lagos e açudes, atingindo em torno de 1,5 kg e tendo alta longevidade, chegando a 40 anos ou mais em alguns casos.

 

O secretário da Agricultura, Paulo Vilnei Unfer, comentou sobre a importância do programa na prática da piscicultura e o manejo correto para a manutenção das espécies, diante de troca de ambiente para uma água mais fria após o período de estiagem. 

 

O Lago Municipal

 

A fundação e manutenção do Lago Municipal, que inclui serviços de limpezas, iluminação e embelezamento, é competência da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desporto. 

 

No local há uma pista de caminhada com 300 metros de extensão, que abrange todo o entorno do lago, além de um jardim, bancos de madeira e um pé de figueira de folha larga replantado há 13 anos em uma ilha no centro da área.

 

Em 2021, o espaço foi contemplado com luminárias custeadas com recursos oriundos do Ilumina Esporte, que prevê a iluminação de espaços de esporte e lazer em áreas públicas, ampliando o acesso e a segurança.

 

Conforme a secretária da pasta, Scheila Fritz, o Lago Municipal “beneficia toda a população, visando o fomento do lazer e do esporte, considerando a escassez de áreas próprias para a prática de caminhada e corrida no município. Além de embelezar o terreno onde está situado o prédio da Prefeitura”. 

 

Os peixes, por sua vez, auxiliarão no trabalho de limpeza e revitalização do lago.

Foram entregues 5 mil unidades a produtores rurais locais e Prefeitura através do Programa de Repasse de Alevinos. Foto: Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação

Produtores rurais beneficiados com a entrega da alevinos:

 

Revier Rodrigues
Gelson Luciano Gehres
Lucas Marcelo Muller
Jairo Zge
Sandra Elisete Pfeifer
Almiro Fernandes de Oliveira
Pedro Miguel Folgirine
Otomar Cedinei Prestes da Rosa
Jadir Melo
Clair João Pfeifer
Adelci dos Santos
Alcemar Adriano de Souza
Renato Preussler
Izaldo Felipe Muller
Orlando Albino Jaeger
Valmor Osvaldo Beskow
Cenildo Zuge
Cristiano Kohn
Armindo Jaeger
Evaldo Fredolino Bredow
Hanei Bredow 
Brinde para o Lago da Prefeitura

 

Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (SMAPMA)

 

Confira um trecho do ato de soltura dos peixes no Lago Municipal.

 

Texto e fotos: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

598 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.