DIVERSOS - Quarta-feira, 31 de Maio de 2023

Paróquia Santo Antônio convida para tradicional Festa do Padroeiro

Festividade ocorrerá no dia 11 de junho, nas dependências da Paróquia Santo Antônio. Programação inclui procissão motorizada e missa festiva em Ação de Graças ao padroeiro da cidade. Feriado municipal será no dia 13

Paróquia Santo Antônio convida para tradicional Festa do Padroeiro

No dia 11 de junho acontece a Tradicional Festa do Padroeiro de Cerro Branco. O evento, promovido pela Paróquia Santo Antônio com apoio da Prefeitura Municipal, prevê uma procissão motorizada e missa festiva em Ação de Graças pelos 30 anos da unidade religiosa.

Na manhã desta quarta-feira (31), o pároco Alessandro Müller, entregou o convite da festividade ao prefeito Edson Lawall. “Aproveitamos a oportunidade para convidar toda a comunidade a se fazer presente nos festejos”, convida o padre.

A Festa do Padroeiro ocorrerá em um domingo, nas dependências da Paróquia Santo Antônio, situada na Rua Francisco José Zappe, bairro Santo Antônio. Ingressos a R$ 35; confira abaixo a programação.

Padroeiro de Cerro Branco

O Dia de Santo Antônio, também conhecido como Santo Casamenteiro, é comemorado em 13 de junho. Em Cerro Branco, a data é considerada feriado, devido ao santo ser o padroeiro da cidade.

O feriado religioso foi instituído pela Lei Orgânica nº 012/89, de 13 de março de 1989, promulgada pelo primeiro prefeito do município, Bodo Rolando Weber.

Santo Antônio, padroeiro de Cerro Branco. Arte: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco. Foto: Getty Images/ Reprodução

A primeira paróquia de Cerro Branco, a Paróquia Santo Antônio, foi fundada em 30 de junho de 1993. A unidade coordena as demais paróquias do município e pertence à Mitra Diocesana de Cachoeira do Sul.

O santo, um frade intelectual notável à época, morreu em 13 de junho de 1231, e, por isso, é o homenageado das festas juninas. Nas igrejas católicas, ele inspira ainda as trezenas (13 noites de reza, de 1º a 13 de junho), ritual realizado por devotos.

Programação

9h30 – Procissão motorizada do Posto de Januário até a Matriz, onde haverá a Bênção dos Veículos;
10h – Missa festiva em Ação de Graças pelos 30 anos da Paróquia Santo Antônio;
12h – Almoço com buffet. Churrasco (gado, porco e galeto), arroz, cucas, saladas diversas e sobremesa;
15h – Reunião dançante com a banda Os Manús;
17h – Sorteio da Ação Entre Amigos.

Durante todo o dia haverá copa e cozinha.

Prestigie!

Texto e arte: Gabriel Rodrigues