Educação - Sexta-feira, 02 de Junho de 2023

Cerro Branco testa receitas sem açúcar na merenda escolar

Conduta segue nova legislação do FNDE que proíbe uso do açúcar em escolas para crianças de até três anos. Intenção é adotar medida em todos os níveis de ensino, envolvendo Padaria Comunitária e empresas locais

Cerro Branco testa receitas sem açúcar na merenda escolar

INOVAÇÃO | Um projeto que nasceu fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Cerro Branco e a comunidade, a Padaria Comunitária beneficia a parcela mais carente da população, escolas e eventos sociais do município há 14 anos.

Nesta semana, mais um avanço foi dado com a aquisição de novos equipamentos para uso das equipes envolvidas na produção de alimentos e limpeza para uso individual (EPI) e coletivo (EPC). Os kits contêm jalecos, aventais, toucas e sapatos específicos para uso em áreas molhadas.

O ato de entrega dos utensílios contou com a presença do prefeito Edson Lawall, da nutricionista Aline Souto, da servidora responsável pela Padaria Comunitária, Carla Milbradt (mãe da rainha do município, Lutieli) e da ex-servidora aposentada, a merendeira Marisa de Oliveira (a Tia Marisa ou Marisinha, como é conhecida). Na oportunidade, a equipe estreou o novo uniforme com a produção de receitas sem açúcar, uma testagem que visa a sua implementação nas merendas escolares.

O prefeito destacou a importância do trabalho das merendeiras e funcionárias de serviços gerais, que desempenham “uma missão árdua” nos cuidados da alimentação de crianças e jovens nas escolas do município. Lawall também prestou uma homenagem a Marisa, que contribuiu durante três décadas com seu trabalho como servidora atuando na Emeb Augusto Schultz, na Emei Tia Clara e na Secretaria Municipal de Educação.

Aline Souto realizou a entrega dos equipamentos e passou demais instruções à equipe. Também entregou certificados da conclusão do curso de Boas Práticas de Alimentação Escolar às servidoras do município.

Ato de entrega de kits de equipamentos às servidoras e voluntárias da Padaria Comunitária contou com a presença do prefeito Edson Lawall, da nutricionista Aline Souto e demais representantes. Fotos: Gabriel Rodrigues e equipe da Prefeitura Municipal de Cerro Branco/ Divulgação

MERENDA SEM AÇÚCAR

Conforme a nutricionista, a resolução nº 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) proíbe uso do açúcar em escolas para crianças de até 3 anos. A medida veda a compra e/ou uso de produtos com adição de açúcar para alunos da Educação Infantil – como é o caso da EMEI Tia Clara.

“Nas escolas de Educação Básica e de Ensino Fundamental a regra não é obrigatória, mas estamos testando também receitas sem ou com menos açúcar. Caso forem aceitas, podemos utilizá-las também nas merendas”, adianta Aline, que destacou os benefícios de uma dieta balanceada, evitando doenças crônicas como obesidade, diabetes, cânceres, problemas articulares e outras.

A iniciativa foi comemorada também pela primeira-dama e secretária de Educação, Stela Lawall, que se ausentou no dia para cumprir agenda em uma reunião de secretários do setor juntamente com a coordenadora pedagógica Diênifer Züge, em Arroio do Tigre (RS).

Sobre o projeto

Fundada em 2009, a Padaria Comunitária de Cerro Branco envolve equipes de servidoras e voluntárias das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Municipal e CRAS.

O espaço está à disposição da população sob pré-agendamento e é equipada com todo o aparato de cozinha industrial, incluindo cardápios, louças, ingredientes e insumos necessários para a produção de pães, bolos, cucas e outros alimentos para consumo próprio, abastecimento das escolas, eventos públicos ou a serem utilizados como fonte de renda.

EDITAL ABERTO

Medida favorece e facilita o meio de compra pública de produtos e insumos alimentícios provenientes da agricultura familiar. Arte: Gabriel Rodrigues/ Prefeitura Municipal de Cerro Branco

Está aberto o edital de chamada pública (nº 001/2023) para fins de habilitação dos fornecedores e recebimento das propostas de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para alimentação escolar.

O prazo para a entrega dos envelopes teve início no dia 15 de maio e vai até 6 de junho de 2023, no horário das 7h45 às 11h45 e das 13h às 17h. A sessão pública para abertura dos envelopes ocorrerá na próxima terça-feira (6), às 14 horas, na Prefeitura Municipal de Cerro Branco.

A medida favorece e facilita o meio de compra pública de produtos e insumos alimentícios provenientes da agricultura familiar, agroindústrias e cooperativas locais para oferta nas merendas escolares.

Faça o download do edital na íntegra clicando neste link.

Assista a um trecho da entrega dos kits de equipamentos às servidoras e voluntárias da Padaria Comunitária. Com a fala, o prefeito Edson Lawall.