.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 03 de Outubro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Programa de transporte de calcário beneficia cerca de 120 produtores rurais

A Prefeitura de Cerro Branco, através da Secretaria de Agricultura, disponibiliza o transporte de calcário de Pantano Grande e entrega em propriedades rurais do município. Objetivo é melhoria do solo e aumento da produtividade


Programa de transporte de calcário beneficia cerca de 120 produtores rurais

TRANSPORTE DE CALCÁRIO | A Prefeitura Municipal de Cerro Branco, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, está fazendo a diferença na vida dos agricultores com a implementação do programa de transporte de calcário.

 

Ao longo das últimas semanas, a secretaria tem trabalhado para disponibilizar o transporte de calcário de Pantano Grande entregando direto na porta de cerca de 120 propriedades de produtores rurais de Cerro Branco. Cada carga de caminhão possui em torno de 15 mil quilos. 

 

O insumo é trazido da empresa Unical, especialista no desenvolvimento e na produção de calcário agrícola no estado. O caminhão que realiza o transporte do insumo percorre uma distância (de ida e volta) de aproximadamente 242 quilômetros, sendo 3h10 de condução via BR-153 e BR-290.

 

Os produtores interessados em aderir ao programa tinham até a última sexta-feira (29) para realizar o seu cadastro.

Cada carga de caminhão possui em torno de 15 mil quilos de calcário que são transportados para propriedades rurais do município. Fotos: Secretaria de Agricultura/ Divulgação

 

Benefícios do calcário no solo

 

O programa de incentivo e melhoria do solo é realizado anualmente. A iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade do solo e, consequentemente, aumentar a produtividade agrícola no município. 

 

O calcário é um insumo fundamental para corrigir a acidez do solo e melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas, resultando em colheitas mais saudáveis e abundantes. O programa de transporte de calcário é uma resposta direta às demandas dos agricultores locais. 

 

A análise do solo é realizada pela Central Analítica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a leitura do resultado é feita pelo chefe de escritório da Emater/RS-Ascar Hanei Verner Bredow para a correta aplicação do calcário, com apoio do auxiliar administrativo da Secretaria de Agricultura, Maicon Paiva. 

 

Aumento da produtividade

 

O prefeito Edson Lawall destaca que a iniciativa, além de beneficiar os agricultores, tem um impacto positivo na economia local. “O aumento da produtividade agrícola resulta em mais renda para as famílias rurais e fortalece a cadeia produtiva. Nossa missão é apoiar e fortalecer a agricultura”.

 

O secretário de Agricultura, Paulo Unfer, reforça que os produtores podem contar com o suporte da secretaria para adquirir e transportar o calcário de forma mais eficiente e acessível. “Dessa forma, estamos driblando dificuldades e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura em nosso município”.

 

Vídeo mostra caminhão descarregando calcário em propriedade rural de Cerro Branco.

 

Texto e arte: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

647 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.