.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Fundo Social de Solidariedade - Sexta-feira, 20 de Outubro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Desenvolvimento Social e CRAS promovem evento pela inclusão de PCDs

Evento reuniu usuários e familiares do Grupo de Convivência Amigos Especiais e contou com uma série de atividades no Chico Streck


Desenvolvimento Social e CRAS promovem evento pela inclusão de PCDs

FESTA DA INCLUSÃO | Com o objetivo de reforçar o compromisso com a integração e o fortalecimento de vínculos na comunidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram uma atividade com o Grupo de Convivência Amigos Especiais direcionado às pessoas com deficiência e seus familiares.

 

Uma dupla de servidores municipais se caracterizou de palhaços para realizar danças e atividades lúdicas repletas de cores, risos e alegria. A iniciativa, realizada na última segunda-feira (16), no Centro de Múltiplo Uso Chico Streck, celebra a inclusão dos usuários à comunidade e de outros grupos existentes no serviço, bem como suas famílias. 

 

“O Grupo de Convivência Amigos Especiais é mais do que uma atividade, é uma comunidade que se apoia, compartilha e cresce unida. Por meio desse projeto, o CRAS demonstra seu compromisso com a inclusão, o respeito e o apoio àqueles que mais necessitam”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Marli Hoffmann.

Evento que promove a inclusão de PCDs e familiares foi realizado na última segunda (16), no Chico Streck. Fotos: PMCB/ CRAS

 

Sobre o Grupo de Convivência Amigos Especiais:

 

O Grupo de Convivência Amigos Especiais é composto por crianças, adolescentes e adultos com diferentes tipos de deficiência e seus familiares, que se dedicam também ao trabalho de suporte e prestam apoio às equipes da SMDS e do CRAS.

 

Principais objetivos:

 

. Proporcionar a integração social dos participantes, oferecendo um espaço seguro e acolhedor;
. Permitir que os participantes sejam protagonistas do seu processo de emancipação e inserção social;
. Criar um ambiente acolhedor onde a troca de experiências é valorizada, promovendo a troca de experiências entre familiares e o fortalecimento de laços interpessoais;
. A metodologia do Grupo de Convivência Amigos Especiais é estruturada de forma a atender às necessidades e interesses do público-alvo. 

 

A atuação acontece em duas frentes:

 

. Encontros mensais conjuntos: são realizados dois encontros. No primeiro, pessoas com deficiência e seus familiares se reúnem para participar de atividades variadas, tais como exercícios físicos, música, dança, teatro e trabalhos manuais. Esse espaço oferece não apenas entretenimento, mas também oportunidades de desenvolvimento e integração.

 

. Encontros exclusivos para familiares: em um segundo momento, os familiares se reúnem, coordenados por profissionais especializados, como psicólogos ou assistentes sociais. Esse espaço é reservado para que as famílias compartilhem suas experiências, identifiquem pontos em comum, reconheçam o potencial de seus entes queridos e, acima de tudo, se apoiem mutuamente. 

 

Além disso, as reuniões incentivam a mobilização para reivindicação de direitos, a busca de novos contextos de participação social e o reconhecimento de que todos são sujeitos de direitos.

 

Fonte: SMDS e CRAS

 

Texto: Gabriel Rodrigues
Apoio: Lucas Vieira
Edição: Assessoria de Gabinete

717 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.