.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda-Feira a Sexta-Feira das 7:45 às 11:45 e das 13:00 às 17:00 Horas

Fundo Social de Solidariedade - Terça-feira, 14 de Novembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Baile da Quarta Colônia agita Cerro Branco

Festividade alusiva aos 166 anos da Imigração Alemã trouxe cerca de 400 pessoas para uma tarde repleta de apresentações musicais artísticas e culturais no ginásio municipal


Baile da Quarta Colônia agita Cerro Branco

BAILE DA QUARTA COLÔNIA | O Baile de Integração da Imigração Alemã da Quarta Colônia Santo Ângelo movimentou Cerro Branco na última sexta-feira (10), trazendo cerca de 400 pessoas vindas em cinco ônibus de três municípios para festejar os 166 anos da Imigração Alemã. 

 

O evento temático alemão foi animado pelo som do Grupo Musical Cerro Branco, tornando a quadra do Ginásio Poliesportivo Bodo Rolando Weber uma animada pista de dança com apresentações artísticas e culturais, como do grupo de Coral Vozes da Felicidade, da Associação de Idosos de Agudo e do grupo de danças alemãs, Immer Frohsinn.

 

O grupo agudense formado por idosas realizou três apresentações musicais tipicamente trajadas de fridas, animando o público presente. A equipe da SMDS de Cerro Branco também promoveu uma peça teatral divertida que abordou as diferentes fases da vida, da infância à terceira idade. 

 

Na oportunidade, a Cooperativa Escolar Projeto Jovens Marceneiros (COOEJOMA) e o Grupo de Artesãs expuseram em estandes peças de artesanato, costura e outros artigos confeccionados artesanalmente.

 

Autoridades presentes

 

No ato inaugural da festividade, foram convocadas as comitivas representantes dos municípios para apresentação e imposição de suas bandeiras em desfile ao público. 

 

Da comitiva de Agudo, foram recebidos integrantes dos seis grupos da terceira idade do município, incluindo o vice-prefeito Pedro Álvaro Júnior, a Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Maria Rosângela Roubuste e a coordenadora do Programa Criança Feliz, Rosélia Rodrigues. Além da presidente da Associação dos Idosos Neri Cassel, da dirigente do Conselho do Idoso Dilsa Roos de Bem e da Corte de Soberanas da Melhor Idade. 

 

De Paraíso do Sul, o prefeito Artur Arnildo Ludwig, secretários, coordenadores dos grupos de terceira idade e Soberanas da Melhor Idade. Representando Novo Cabrais, estiveram presentes o prefeito Leodegar Rodrigues, a secretária de Trabalho e Assistência Social e primeira-dama Dameane Bilha Rodrigues e a corte de Soberanas da Melhor Idade.

 

O prefeito de Cerro Branco Edson Lawall conduziu a cerimônia de abertura do baile acompanhado da secretária de Educação e primeira-dama Stela Lawall, do vice-prefeito e secretário de Saúde Ivancur Seckler e da secretária de Desenvolvimento Social Marli Schuller Hoffmann.

 

O chefe do executivo municipal também foi acompanhado pelo presidente da Associação de Idosos Dari Gilberto Volz e pelo presidente do Conselho do Idoso, Iedo Petermann, além da Corte de Soberanas e dos Grupos da Melhor Idade de Cerro Branco. 

 

Acompanharam a comitiva municipal os secretários de Desporto Scheila Fritz e de Obras, Charles Petermann, o assessor jurídico Manoel Felix, e a coordenadora do CRAS, Ana Cláudia Kasburger, responsável pela locução e organização do evento juntamente com as equipes da SMDS e do CRAS. 

Baile da Quarta Colônia trouxe cerca de 400 pessoas de três municípios da região a Cerro Branco na última sexta (10). Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMCB

 

Nota 

 

A gestão municipal de Restinga Sêca informou que não pode se fazer presente no evento devido a problemas de saúde em parte da comitiva que representaria o município na ocasião.

 

Saiba mais

 

O Baile da Quarta Colônia é realizado pela Prefeitura Municipal de Cerro Branco através da Associação de Idosos do município (AIMCB) juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) e CRAS, em parceria com municípios vizinhos que compõem a Colônia de Santo Ângelo. 

 

Agenda

 

O Baile da Colônia de 2024 ocorrerá no município de Novo Cabrais no dia 17 de novembro.

 

A história da Colônia de Santo Ângelo

 

Em novembro de 1857 aconteceu o desembarque dos primeiros imigrantes alemães destinados para a Colônia Santo Ângelo, assentada em matos devolutos entre o Rincão do Paraíso e o Cerro Agudo, local escolhido pela comissão formada pela Câmara de Cachoeira para tal fim. A destinação de colonos foi a alternativa encontrada pelo governo imperial para a ocupação e o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.

 

Os imigrantes alemães dedicaram-se primeiramente à agricultura. Deram um impulso imenso ao progresso de nosso município. A Colônia Santo Ângelo acabou constituindo distritos coloniais imprescindíveis à economia da região. 

 

Tornando-se parte do 1º distrito de Cachoeira do Sul, estendendo-se à margem esquerda do Rio Jacuí até a margem direita do Rio Botucaraí. A sede da Colônia encontra-se, hoje, na cidade de Agudo. Devido à mobilidade dos colonos na busca por melhores e mais terras, em função do rápido crescimento das famílias que depois de apenas uma geração necessitavam ampliar as áreas de suas propriedades. Logo sua influência e presença se fez marcante nos vizinhos municípios de Restinga Sêca, Paraíso do Sul, Cerro Branco e Novos Cabrais.

 

Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Gabinete

606 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Cerro Branco - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.